Representares de cooperativas de catadores de Canoas e Vale dos Sinos filiadas à Central de Empreendimentos Econômicos Solidários no Rio Grande do Sul (Unisol-RS) irão marcar presença na etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes).
O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de março de 2025, na Escola Mesquita, bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre, reunindo 296 delegados. Se farão presentes ao encontro na Capital a Cooperativa de Trabalho de Coleta Seletiva e Reciclagem União Faz a Força (Coopermag), a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Materiais Recicláveis (Coopcamate), Cooperativa Mãos Dadas, Cooperativa Mato Grande Canoense (CMGC), todas de Canoas, e a Cooperativa de Trabalho e Renda Univale, de Novo Hamburgo, todas afetadas pela enchente de maio de 2024.
No início de fevereiro, a Unisol assinou um Convênio de Cooperação Técnica e Financeira, celebrado com a Fundação Banco do Brasil (FBB), que viabilizará a reestruturação das cooperativas, beneficiando diretamente 129 trabalhadores.
A SABER
O evento local será palco para a definição final de propostas que serão levadas para a Conaes em Brasília, agendada entre os dias 14 e 17 de agosto, quando será elaborado o 2º Plano Nacional de Economia Popular e Solidária.
A etapa gaúcha da 4ª Conaes é resultado de uma escuta que mobilizou 58 municípios de oito regiões do Rio Grande do Sul, somando a participação de 989 pessoas reunidas em 14 conferências. Participarão do encontro artesãos, costureiras, catadores, agricultores familiares, entre outros, que integram espaços associativos, cooperativas, bancos comunitários e redes de colaboração solidária nas mais diversas atividades.
A 4ª Conaes tem a coordenação do MTE, por meio da SENAES e do Conselho Nacional de Economia Popular e Solidária, sendo convocada no RS pelo CESOL e organizada através da Comissão Organizadora Estadual, contando ainda com vários apoiadores locais e estaduais, entre eles a STDP/RS.
Semeadora Comunicação
Anahi Fros – Jornalista – MTb 9420