Em conversa com o ministro extraordinário pela Reconstrução do Estado, Paulo Pimenta, ocorrida nesta quinta-feira, 25 de julho, a UNISOL RS pautou a necessidade de auxílio imediato para reerguer os empreendimentos de economia solidária e, consequentemente, das famílias atingidas que os compõem.
O diálogo ocorreu durante visita do ministro à Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos (Univens). Na oportunidade, Pimenta se comprometeu em articular recursos para a criação do Fundo dos Bancos Comunitários apoiados pela Unisol RS, que são: Banco Comunitário Justa Troca (ligado à Univens), Asa Branca, Colina do Prado, além do Banco de Trocas de São Leopoldo, estendendo o apoio ao Banco Comunitário da Cascata.
“Os Bancos Comunitários têm se mostrado importantes atores de organização dos territórios locais, o que se intensificou na comunidade no período que ocorreram as enchentes no Rio Grande do Sul, onde a comunidade cuida da comunidade”, destaca a Tesoureira da Unisol RS, Elizabete da Silveira.
O ministro anunciou, na sede do Justa Troca, o aporte de R$ 10 mil para o fundo de cada um dos bancos citados. O evento contou com a participação de representantes das comunidades Nossa Senhora Aparecida, Asa Branca e Colina do Prado, além da direção e equipe da Unisol RS.