Justa Trama assina contrato com Grupo Hospitalar Conceição

Hoje a Unisol RS esteve presente em um momento muito importante para a história da Cooperativa Univens, Justa Trama e também da Economia Solidária. 

Nesta terça-feira, 26 de março, aconteceu, no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo do GHC, a assinatura do contrato da Cooperativa Central Justa Trama com o Grupo Hospitalar Conceição, com o objetivo de fornecimento de lençóis e fronhas feitos a partir de algodão orgânico da Justa Trama, para a área infantil da UTI e oncologia. 

Esse dia com certeza ficará marcado na história da Cooperativa Univens, como o dia de uma grande conquista a ser comemorada com muito orgulho, esse momento era aguardado a 28 anos, desde a criação da cooperativa em 1996 que inclusive foi criada com esse objetivo, e após anos de muitas lutas, esse sonho veio a ser concretizado hoje. 

Após a apresentação da mesa de abertura, tivemos a apresentação do músico Darci Goulart, cantando a música Maria, Maria. Em seguida tivemos a fala da representante da rouparia do Hospital Nossa Senhora Conceição, Mara Inês Batista, que ressaltou a importância das mulheres nesse processo histórico, como também o incentivo do GHC à Economia Solidária. “ Essa assinatura de contrato, não é um papel, essa assinatura de contrato é um resgate, eu me identifico muito com essa outra parte desse contrato firmado pelo GHC, e por isso eu digo, obrigado ao GHC por retomar essa visão de Economia Solidária e nos permitir ser parte disso, e eu digo também, Bem vinda Justa Trama, com todas essas mulheres que constroem esse trabalho”. ressalta. 

Durante esse momento significativo, tivemos a participação online do Secretário Nacional da Economia Solidária, Gilberto Carvalho, que ressaltou a importância desse momento não só para a Economia Solidária e Justa Trama, mas para que esse exemplo se multiplique por todo país. “ O dia de hoje tem um significado muito especial para a Economia Solidária, não só em Porto Alegre, não só para Justa Trama, mas para todo nosso Brasil. Graças a ousadia, a criatividade e a coragem cívica de vocês do hospital e a criatividade e o trabalho de muita competência da Justa Trama, chegamos ao dia em que se assina esse acordo, esse contrato , em que a Justa Trama vai oferecer lençóis de algodão agroecológico para o uso das unidades todas da rede conceição, quero dizer a vocês que o gesto de vocês transcende, vai muito além das fronteiras, dos limites do hospital ou da Justa Trama, na verdade é um sonho que nós temos, de fazer com que as compras públicas privilegiem essa forma nova de produzir, essa nova forma de comercializar, essa nova forma de consumir que nós trabalhamos no nosso país através da Economia Solidária” avalia.

Em sua mensagem, o secretário ressaltou também a gratidão aos funcionários do GHC e a Justa Trama, por estar ajudando com esse ato, a inovar e inspirar para a sustentabilidade dos projetos da Economia Solidária.

“A economia Solidária vocês sabem, é muito mais do que apenas um pequeno empreendimento ou um grande empreendimento isolado, a Economia Solidária pretende ser um novo modo de vida, um novo modo de economia para o nosso país, e vocês dão um passo que vai servir de luz, que vai servir de farol e de exemplo que nós pretendemos replicar em todo Brasil” ressalta. 

A presidente da Unisol RS, Nelsa Nespolo fez uma fala emocionada sobre a trajetória da Cooperativa Univens e Justa Trama até o presente momento, em que se assina esse tão sonhado contrato com o Grupo Hospitalar Conceição. “ Hoje tem pelo menos 600 pessoas que estão vibrando muito com esse ato que estamos fazendo aqui, lá do Ceará, Rio Grande do Norte, de Rondônia, de Minas e aqui que é por onde percorre essa rede pra fazer todo o processo desde o plantio até finalmente a roupa, mas ela tem um significado também para a Economia Solidária, acho que a gente está dando um passo aqui, que é muito especial, na construção do fórum, do conselho, da Unisol, das entidades que constroem a Economia Solidária e que sempre é tão difícil abrir essa porta da política pública, e a gente só consegue quando tem gestores que têm a ousadia de ser parceiros, para que a gente possa entrar por essa porta, e entrar por essa porta não é um nicho de mercado, é dizer que o dinheiro que é público ele pode voltar para o público também, nos bens e serviços, mas também nas pessoas que geram esses bens e serviços, então esse dinheiro que vai ser pago pelos lençóis, ele não vai fazer um percurso para chegar lá, não, ele vai direto para os trabalhadores e trabalhadoras envolvidas, que é o que a gente está construindo”. ressalta.

Estavam presentes na mesa de abertura o diretor administrativo e financeiro do GHC, João Motta, o diretor de Atenção à Saúde do GHC, Luís Antônio Benvegnú, a diretora de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação do GHC, Quelen Silva, o chefe de gabinete do GHC, Alex Borba, a diretora-presidente da Cooperativa Justa Trama, Nelsa Nespolo, a representante da rouparia do Hospital Nossa Senhora Conceição Mara Inês Batista, a representante do fórum estadual da Ecosol, Vera Bortolini e o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Luis Fernando Rosa.

Pode ser uma imagem de 7 pessoas e texto

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, sala de redação, tablado e texto

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas estudando e texto

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email